Uma dúvida recorrente no dia a dia do consultório é o quanto a nossa alimentação influenciaria ou não na piora da acne. Após uma revisão científica rigorosa, tentarei responder a esta dúvida tão frequente.
O que os estudos científicos demonstraram até agora é que dois tipos de alimentos vão sendo apontados como os vilões da acne: carboidratos de alto índice glicêmico e o leite e seus derivados.
A importância do índice glicêmico dos alimentos
O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o carboidrato presente em um alimento alcança a corrente sanguínea e altera o nível de açúcar no sangue. O consumo frequente de carboidrato de alto índice glicêmico pode levar à hiperinsulinemia que, associada à presença secundária do fator de crescimento insulina-símile 1 (IGF-1) aumentam os níveis de andrógenos, estimulam a produção sebácea, levando à piora da acne.
Quais seriam os alimentos com alto índice glicêmico? Os carboidratos simples como massas, pão, biscoitos, bolos, batata, arroz branco, doces em gerais e certas frutas. Importante salientar que certas características e forma de consumo aumenta o índice glicêmico dos alimentos. Exemplos: quanto mais cozido ou mais processado for um alimento, maior será o seu índice glicêmico: os sucos têm um índice glicêmico mais elevado do que as frutas inteiras, frutas descascadas e mais maduras, idem.
A importância dos derivados do leite
Uma exceção à evidência da dieta de alto índice glicêmico é a ingestão de derivados do leite. Apesar de possuírem baixo índice glicêmico, eles induzem, paradoxalmente, o aumento dos níveis de IGF-1, favorecendo o surgimento e/ou agravamento da acne. Foi demonstrado que essa associação não se deve ao conteúdo de gordura no leite, e sim ao conteúdo proteico deste, reforçando a teoria dos níveis de IGF-1. Uma das hipóteses para esta associação é que o consumo de leite desnatado e de whey protein estaria associado a maiores níveis de IGF1 e de insulina, o que por sua vez estimularia o aumento dos cravos, da secreção pelas glândulas sebáceas e da inflamação. Além do poder acnogênico por meio do IGF-1, o leite contém também outros hormônios que estariam implicados no surgimento da acne.
Um dado relevante merece ser ressaltado: as barras de chocolate comerciais, especialmente, as que apresentam alto teor lácteo, têm grandes quantidades de açúcar e de proteína do leite, os quais aumentam as taxas plasmáticas pós-prandiais de insulina e de IGF-1 levando a piora da acne
Recomenda-se, portanto, como parte fundamental à terapêutica da acne, que se evite a ingestão de laticínios e carboidratos com alto índice glicêmico.
O tratamento da acne é um desafio que precisa ser conduzido por profissionais aptos a orientar sobre as possibilidades terapêuticas de forma individualizada. Na Sá & Chieppe Dermatologia contamos com profissionais experientes no tratamento clínico da acne ativa, bem como das suas cicatrizes. Oferecemos tratamentos a laser, microagulhamento, peelings e limpeza de pele associada à fototerapia com luz azul para aumentar o nosso arsenal contra essa condição tão impactante na autoestima.